Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade da Polícia Militar (CEP/FPM) é Credenciado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa
O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade da Polícia Militar (CEP/FPM) foi registrado e credenciado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) vinculada ao CNS – Conselho Nacional de Saúde. Após análise da CONEP, foi autorizado o registro final para o acompanhamento das pesquisas científicas que envolvem seres humanos, concedido ao CEP/FPM – Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade da Polícia Militar.
O processo de credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa FPM foi iniciado em maio de 2020 e após comprovação de cumprimento de todos os pré-requisitos normativos inerentes ao processo, a FPM obteve o resultado de aprovação em março de 2021.
Observando os preceitos éticos que norteiam os protocolos de pesquisa, a principal finalidade do CEP/FPM é a defesa da integridade e dignidade dos participantes envolvidos, individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta a heterogeneidade da sociedade brasileira, em consonância com as diretrizes e normas regulamentadoras do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde.
De acordo com o Prof. Dr. Rogério José de Almeida, Coordenador do CEP/FPM, a partir de agora “o CEP/FPM está apto a receber e analisar projetos de pesquisa, sempre em consonância com a legislação relativa à ética em pesquisa vigente no Brasil.”
Um Comitê de Ética em Pesquisa próprio, contribuirá para institucionalizar a pesquisa no âmbito da FPM, além de ser possível a submissão de projetos nas esferas da Polícia Militar do estado de Goiás (PMGO) e do Hospital do Policial Militar (HPM), entre outras instituições que desenvolvam pesquisa envolvendo seres humanos.
Dentre as ações de pesquisa já executadas pela FPM, já foram realizadas a seleção de iniciação científica com alunos bolsistas (bolsas da própria instituição) e voluntários; estabelecimentos de parcerias em projetos com professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Federal de Goiás (UFG); parceria internacional de cooperação em pesquisa na área de genética com a Radboud University da Holanda; editoração da Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC); realização de semanas científicas da FPM, “dentre outras ações que visam a consolidação da pesquisa na instituição”, complementa o coordenador.
O CEP/FPM será responsável pela avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa envolvendo seres humanos, que lhe seja devidamente encaminhado, desde que estejam conforme os padrões metodológicos e científicos reconhecidos. Além disso, tem a obrigação de emitir pareceres consubstanciados sobre os aspectos éticos dos protocolos de pesquisa, envolvendo seres humanos a ele submetido, prevendo o impacto sobre o bem-estar geral e os direitos fundamentais das populações e dos indivíduos envolvidos.
Com mais essa conquista, a Faculdade da Polícia Militar comprova que suas perspectivas institucionais e acadêmicas da política de pesquisa têm a fundamentação conceitual, intimamente relacionada com o seu perfil institucional, o qual busca sempre a pesquisa científica como alicerce pedagógico e de inovação.
Fonte: Comunicação/FPM
Tag:noticia-destaque, pesquisa