FPM estabelece parceria com instituições de referência internacional e nacional
A Faculdade da Polícia Militar (FPM) avança em sua meta de internacionalização e já fechou parcerias científicas valiosas, com uma instituição da Holanda e, recentemente, uma de Portugal. Também estão avançados os entendimentos com um hospital brasileiro que é referência no tratamento de câncer. As ações para a mais recente cooperação, foram iniciadas no dia 18 de março, entre FPM e Universidade de Coimbra, Portugal, por intermédio da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.
Com apenas três anos de atividades, as cooperações técnicas materializam o esforço institucional da FPM e de sua mantenedora, a Fundação Tiradentes, para criar um ambiente externo de alto nível ao intercâmbio para discentes e docentes da Faculdade.
A parceria com a Universidade de Coimbra, envolve cooperação acadêmica, científica e cultural, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos; atividades de extensão; intercâmbios em áreas de conhecimento, de professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorado; participação em cursos, congressos e colóquios internacionais, dentre outros, “seguindo os preceitos éticos e benefícios mútuos relacionados à pesquisa aplicada em saúde”.
Além da reciprocidade, as duas instituições se comprometeram a apoiar os interessados na busca de meios para facilitar o procedimento do pedido de visto para os intercâmbios, notadamente através da emissão de documentos comprovativos da participação no referido programa.
Também concordaram em facilitar o uso das suas instalações físicas, equipamentos, laboratórios e material bibliográfico para as atividades dos beneficiários dos intercâmbios e dar apoio na procura de alojamento para eles. As envolvidas se comprometeram a captar recursos para viabilizar atividades previstas e cujos custos não forem de responsabilidade dos intercambistas.
Em abril, avançou a celebração de um Memorando de Entendimentos envolvendo a FPM e a mantenedora de um hospital de referência paulista, visando cooperação científica, pesquisa, extensão, além de intercâmbios para professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorado, relativos à pesquisa aplicada em saúde. As primeiras tratativas para esta parceria se deram ainda em janeiro.
RUMC – Com a holandesa Radboud University Medical Center (RUMC), ligada à Stichting Katholieke Universiteil de Nijimegen, a FPM celebrou acordo de cooperação em novembro do ano passado. A parceria envolve cooperação científica, tecnológica e de inovação.
Estão previstas atividades de interesse comum em âmbito acadêmico, científico e técnico, envolvendo prováveis intercâmbios de docentes e estudantes para o avanço na esfera científica, e para fortalecer os recursos humanos das parceiras, com o apoio financeiro de agências internacionais e nacionais, sempre que possível.
O acordo prevê programas e projetos de pesquisa conjuntos para desenvolvimento mútuo, e também a mobilidade de discentes e docentes. Projetos de pesquisa sobre saúde humana, a realização de eventos científicos e transferência de tecnologia, também fazem parte do acordo, que tem a previsão de 4 anos, prorrogáveis por igual período, conforme interesse das duas instituições de ensino.
Apesar da Pandemia pela COVID-19, a FPM não interrompeu suas atividades e continua cumprindo com o seu planejamento, ainda que com formato remodelado, para garantir a segurança e atendimento às orientações sanitárias.