Frequência virtual supera frequência presencial nas aulas da FPM
O registro de frequência nas aulas on line da FPM supera muitas vezes as aulas presenciais. Assim, a movimentação nas plataformas disponibilizadas pela faculdade chegou a ser 588% superior na ferramenta Teams durante a pandemia do que o uso feito da plataforma antes do isolamento social determinado pelas autoridades sanitárias. Na ferramenta Forms, com formulários de atividades e provas, os acessos também cresceram 288% em relação aos meses anteriores.
A prática de ensino remoto pela FPM vem de muito antes da pandemia do coronavírus, refletindo hoje em domínio técnico docente e discente, e nesta aceitação excepcional pelos alunos dos cursos da instituição.
“O conteúdo e a didática (do ensino remoto) são muito eficazes, mesmo que a gente também goste das aulas presenciais”, atesta Isabela Caixeta, 20 anos, aluna do 5º período do curso de Enfermagem. Antes da pandemia, ela acessava as ferramentas para receber slides e outros conteúdos e agora não tem dificuldades para navegar.
O coordenador dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade, professor Clayson Moura Gomes, salienta que o índice alto de envolvimento e participação de professores e alunos permitiu que o conteúdo do semestre fosse aplicado normalmente durante o distanciamento social exigido por causa da pandemia.
“Alunos e professores já usavam as ferramentas para várias finalidades, como aulas e provas, desde 2018, ou seja, muito antes. E assim que houve a pandemia não se abalaram com o formato remoto exclusivo para as aulas teóricas”, justifica.
O aluno do 5º período de Educação Física, João Pedro Barbosa Bandeira, 21 anos reflete esse pensamento: “Acho que temos mais de 90% de presença nas aulas remotas, acima das presenciais’, estima.
O estudante destaca que há facilidade no aprendizado do conteúdo e execução das avaliações remotas mesmo para os alunos que tenham dificuldade devido à instabilidade da internet. “Ajuda muito o uso de slides e vídeos pelo professor durante as aulas e o conteúdo gravado para ver depois”, cita. Para João Pedro, a expectativa agora é por aplicar tudo isso nas aulas práticas assim que o isolamento social permitir.
Essa torcida pelo rápido retorno é compartilhada pelo corpo docente da FPM. O Supervisor do curso de Educação Física, professor Ivan Silveira Avelar, por exemplo, cita que o conteúdo do semestre foi devidamente aplicado e avaliado pelas ferramentas Teams e Forms: “Boas ferramentas, com ótimas respostas didático-pedagógicas, e um resultado que leva todos agora a torcer apenas para a volta da normalidade permitir logo as aulas práticas”.
Aluna do 5º período de Biomedicina, Joelma Rosa dos Reis, 40 anos, concorda: “Agradeço por estar na FPM porque ela já usa o ensino do futuro. É tudo mais cômodo, a gente interage normalmente com os professores e com os colegas”. A estudante comemora que os alunos da instituição não vão perder o semestre porque seus conteúdos teóricos estão dentro do previsto, e lembra que dá para matar a saudade dos todos quando a pandemia passar.
Tag:noticia-destaque