Formar profissionais de Educação Física empreendedores, com competências, habilidades e conhecimentos técnico-científicos, éticos, cívicos, filosóficos e de cidadania qualificando-os para intervir nos campos da saúde, do lazer, do esporte e da cultura, por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano favorecendo o exercício da cidadania, desenvolvimento da consciência corporal, potencialidades físicas, qualidade de vida e saúde.
O curso visa formar profissionais aptos a:
1. Atuar em equipes multidisciplinares, na elaboração de informes técnicos, científicos e pedagógicos nas áreas da promoção da saúde e do esporte e sua inserção no mesmo, procurando caracterizá-la como um campo de atuação Intersetorial, multiprofissional e interdisciplinar.
2. Estimular a utilização de recursos técnicos científicos para a atuação profissional nos campos: do treinamento, condicionamento físico, saúde, cultura corporal do movimento e na gestão do esporte e de empreendimentos ligados à atividade física.
3. Possibilitar a formação de um profissional capaz de compreender o contexto da aptidão física relacionada ao desempenho e da aptidão física relacionada à saúde;
4. Entender as políticas de saúde, lazer e esporte desenvolvendo estratégias que atendam ao contexto regional e nacional.
5. Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, por meio de análise crítica com a perspectiva de contínua atualização e produção acadêmica.
6. Formar profissionais competentes e éticos que atuarão na melhoria da qualidade de vida com responsabilidades que norteiam a intervenção do Profissional de Educação Física.
OBJETIVO GERAL
Formar Profissionais de Educação Física empreendedores, com competências, habilidades e conhecimentos técnico-científicos, éticos, cívicos e filosóficos, com base na disruptura do conhecimento, qualificando-os para intervir nos campos da saúde, do lazer/recreação, e do esporte, por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, com a utilização das mais modernas tecnologias.
A Faculdade da Polícia Militar (FPM) tem como intuito formar profissionais gabaritados a prestarem serviços à comunidade, seja através da Saúde Pública, seja da rede privada de saúde. A partir da observação das diversas possibilidades de atuação do profissional de educação física, constata-se a contribuição que esse profissional pode proporcionar a área de saúde como um todo, na saúde pública, nas equipes multiprofissionais, nos serviços públicos e privados, enfim preenchendo um espaço muito relevante para a saúde da população.
O curso de Educação Física da FPM busca Formar Profissionais de Educação Física empreendedores, com competências, habilidades e conhecimentos técnico-científicos, éticos, cívicos, filosóficos e de cidadania qualificando-os para intervir nos campos da saúde, do lazer, do esporte e da cultura, por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano favorecendo o exercício da cidadania, desenvolvimento da consciência corporal, potencialidades físicas, qualidade de vida e saúde.
O curso de bacharelado em Educação Física da FPM é fundamentado na Resolução Nº 7, 31/03/2004, que possibilita a formação de um profissional com pensamento generalista, crítico e humanístico, com habilidades e competências de natureza técnico-profissional, científico, político-social e ético-moral.
O bacharel em Educação Física será preparado nos conteúdos próprios da sua área de conhecimento, necessários ao embasamento de sua ação profissional, para compreensão, ensino e intervenção no contexto específico e histórico-cultural do seu campo de atuação. Será capaz de atender os interesses e necessidades do indivíduo nas diferentes sociedades e manifestações da cultura do movimento humano nos aspectos técnicos, científicos e culturais com ética profissional, na busca da formação do cidadão, na promoção da saúde, qualidade de vida e lazer.
O curso promoverá o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese dos conhecimentos adquiridos com abrangente visão da realidade para que os egressos tenham condições de trabalhar em equipes multidisciplinares e exerçam liderança, criando e adaptando os métodos pedagógicos ao ambiente de trabalho.
Além disso, o bacharel deverá ter Habilidades e Competências para:
1. Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada, não só, nos campos do desempenho atlético e prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, mas também, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do desempenho físico (em suas diferentes dimensões), da gestão de empreendimento relacionada aos diferentes tipos de atividades físicas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas;
2. Acompanhar as transformações acadêmico-científicas que relacionem a Educação Física no contexto geral, bem como em suas relações com a saúde e qualidade de vida, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
3. Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
4. Inserir-se e agir em equipes multidisciplinares de forma efetiva e eficaz no seu campo de atuação, percebendo a rede de relação entre as diferentes áreas;
5. Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde fundamentado na convicção científica, de cidadania, de ética e de ideais de civismo;
6. Compreender, respeitar e valorizar a diversidade humana, tendo em vista a tolerância, a solidariedade e o exercício da cidadania; com a valorização de princípios patrióticos e de ideais de civismo;
7. Atender às expectativas e demandas socioculturais e às políticas públicas de saúde, do lazer, do esporte dentre outros, este profissional deverá, também, possuir características como: autonomia; empreendedorismo; proatividade; criatividade; liderança; espírito de grupo; perseverança; consciência crítica; competência técnica; atitude ética e; responsabilidade e solidariedade social, na busca permanente do bem comum, da qualidade, do empreendedorismo criativo, corporativamente responsável e socialmente inclusivo, quesitos que traduzem uma intervenção profissional com excelência.
• CPF do aluno e responsável (em caso de menor de 18 anos)
• Carteira de identidade (na falta, carteira de trabalho ou passaporte)
• Título de eleitor
• Certidão de nascimento, ou de casamento (em caso de divórcio, averbação de divórcio)
• Reservista (Homens)
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou comprovante de escolaridade
• Histórico do Ensino Médio
• Comprovante de endereço
DETALHES
Portaria do MEC: | nº 417, de 05/05/2017 |
Nota do MEC: | 4 |
Turno: | Matutino* e Noturno *Sujeito a fechamento de turma |
Vagas: | 160 |
Modalidade | Presencial |
Duração: | 8 Semestres |
Horas: | 3680 |
Formas de ingresso: | Vestibular agendado, Enem, Transferência e Portador de Diploma |